Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vídeo-Aula 9 - Ciência e Educação

Temas Transversais e Estratégias de Projetos
Prof. Luiz Carlos de Menezes


Para que ensinar Ciência?


Se não for para que as questões cotidianas sejam respondidas com mais praticidade, não tem utilidade....
Ciência é uma linguagem e por isso tem que comunicar algo. Necessita estar ligada à vida para que, dada a relevância do seu conteúdo, seja realmente aprendida. Melhor dizendo: deve corresponder a um instrumental prático – à capacidade de fazer melhor as coisas.


 Não é fácil fazer isto ocorrer, principalmente numa sala com 30 ou 40 alunos, porém é mais simples do que pretender ensinar Ciência através do discurso.
Trazer para a escola  os problemas do dia a dia como o modo de usar um produto, as reações químicas que ocorrem ao fazer um bolo,  o conteúdo científico presente nos noticiários, explicações científicas para fenômenos e/ou tragédias naturais, etc., dará muito mais sentido às aulas.
É preciso ter clareza que o discurso do professor é insuficiente e não pode ser confundido com o conteúdo escolar. A Ciência é o conjunto destes conteúdos. O domínio desta linguagem se aprende na escola, é necessário desenvolver esta consciência.




Ciência é o domínio da dúvida, da busca de verdades transitórias, das hipóteses e não de todos os saberes e deve corresponder a uma visão de mundo, o que significa que seria muito interessante que os conteúdos fossem eleitos a partir da realidade local.

Escola preocupada com questões reais, pautada no cotidiano de seus alunos, eis a receita para tornar o aluno crítico e protagonista no seu meio social!




Nenhum comentário:

Postar um comentário