Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola

domingo, 16 de outubro de 2011

Vídeo-Aula 13 - O conhecimento em rede

Temas Transversais e Estratégias de Projetos
Professor Nilson Machado


       Pensemos em algumas imagens para entender o conhecimento, segundo o professor Nilson:


  • Balde: O conhecimento pode ser acumulado, o professor dá a matéria e o aluno armazena, esta imagem é mais antiga e ninguém admite mais pensar assim;



  • Cadeia: O conhecimento se dá através do encadeamento de ideias ( se isto, então aquilo..). Visão pautada no paradigma cartesiano e que também não corresponde mais à necessidade dos dias atuais;



 

  • Rede: Ideia mais apropriada para explicar como se dá o conhecimento. Evolui do pensamento cartesiano,  mas o amplia. A ideia de rede  é mais rica,  não dispensa o cartesianismo mas chama a atenção para o fato de planejar sobre uma grande teia de conceitos, significados, relações. Não é linear, aprender é navegar num mar de múltiplas relações – modo de pensar o conhecimento.
             Desde que aprendemos a falar estabelecemos relações, já se chega na escola com uma rede como esta, de noções – ninguém começa nada na escola, a escola não é só acrescentar nós- (significados) e  links (relações) às vezes é necessário  apagar certas relações que no senso comum parecem ser adequadas mas qu na realidade não são.
             Algumas características são importantes para esta imagem do conhecimento:

  • Acentrismo: Conhecimento não tem o ponto de partida na escola, mas também não tem um centro igual para todo mundo a partir do qual tudo se irradia.  A rede tem centros de interesses, cada um interessa-se por um ponto ou outro e a partir dele se espalha. Cada um  tem um centro de interesse próprio.
        Há o encadeamento, como no cartesianismo, mas há liberdade para fazê-los. Se para passar de um ponto ao outro não existir um link, não se conhecer a relação, procuram-se desvios. Neste caso não é compatível pensar que se tem que reter e reprovar por destoar da maiorial.



  • Metamorfose: Permanente estado de atualização. Os conceitos estão vivos.Numa perspectiva histórica os conceitos se modificam – tudo está mudando o tempo todo.
         A disciplina escolar necessária para entender isso na escola básica é História -  fundamental, pois é nela que vemos o significado da mudança de significado. Compreender o significado das mudanças  é fundamental para entender o conhecimento como uma rede.



       Tudo o que se estuda na escola, todas as noções importantes, devem ser pensadas de forma relacional, daí a importância da Transdisciplinaridade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário