Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vídeo-Aula 21 - Sentimentos e afetos como temas transversais

Temas Transversais e Estratégias de Projetos

           Sentimentos e afetos necessitam  ser pauta na escola, devendo ser inseridos na estrutura curricular como tema transversal. Isto deve ocorrer de forma a  transformá-los em objeto de ensino e aprendizagem. Explico melhor:
            Não se trata de transformar a aula em psicoterapia ou  psicanálise, nem tampouco pautá-la somente nas relações interpessoais, mas fazer dos sentimentos objeto de conhecimento. Dar condições para que os alunos os reconheçam e consigam, além de denominá-los, vivenciá-los de maneira adequada.

             Na perspectiva de ser um tema transversal e como tal, dever estar atrelado à questão da educação em valores e à cidadania, não se pode deixar de levar em conta que a metodologia adequada seria a aprendizagem por resolução de conflitos pautada na reflexão e em situações reais.
            Assim, propor momentos em que os alunos reconheçam a forma como vivenciam os sentimentos, buscando alternativas e percebendo que o mesmo  é vivenciado de formas diferentes, faz com que cresçam muito neste aspecto.
             Para a geração atual de professores isto ainda não é muito fácil, pois eles vem de uma concepção anterior de que não se manifestar é apresentar um bom comportamento. Tal postura favorece que os sentimentos emerjam de forma inadequada, geralmente através de agressões de todos os tipos ou de retraimento.
             Para encerrar, também considero importante lembrar que três conceitos não podem ser esquecidos quando pensamos em sentimentos e afetos. Eles ajudam a confirmar a necessidade de trazer para o ambiente escolar tais assuntos:
  • Valores: para Piaget, são constituídos a partir da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, pessoas e/ou relações e/ou sobre si mesmos,  o que nos remete à confirmação de que uma educação em valores não se dá sem que os sentimentos sejam igualmente trabalhados;

  • Auto-estima: fundamental para o processo de construção da cidadania como forma de buscar a felicidade. Está relacionada a imagem que o sujeito constrói de si mesmo, intimamente ligada portanto aos sentimentos;
  • Autoconhecimento: Para conhecer-se o sujeito deve que ter clareza de seus valores e sentimentos, isto contribui para a sua conduta. Não dá para se pensar uma escola que invista no desenvolvimento da autonomia sem trabalhá-la numa relação íntima com o auto-conhecimento, embora na prática se fale muito em autonomia e pouquíssimo em autoconhecimento no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário