Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola

domingo, 23 de outubro de 2011

Vídeo-Aula 27 - Práticas de Cidadania


Educação e Valores
Profª. Patricia Junqueira Gradino


        Neste momento devemos refletir sobre o que é necessário para a implantação de um projeto de atenção direta à comunidade. Refletiremos a partir da perspectiva psicossocial, na qual a realidade  passa por um processo de construção histórico-social.
         Nesta abordagem o ser humano é visto como produtor da realidade e, ao mesmo tempo, determinado por ela. Trata-se de um processo dialético a partir do qual o ser humano constrói suas relações e produz sentidos socialmente, viabilizando crenças e convicções e estabelecendo maneiras de reagir no mundo.
          Entendendo este contexto e suas representações sociais e somente assim os projetos poderão ser desenvolvidos, pois em caso contrário geram-se muitas resistências capazes de destruir qualquer projeto. O conhecimento científico não pode surgir como a verdade absoluta, é necessário  considerar os saberes prévios da  comunidade.
              Deste modo vale elencar as etapas para a elaboração de projetos:
1. Reconhecimento, caracterização e contextualização do campo;
2. Estabelecimento de parceria (simétrica e horizontal) com comunidades-alvo e seus representantes;

3. Levantamento conjunto das demandas a serem atendidas;
4. Problematização das demandas e definição dos temas dos projetos.



        A partir destas etapas devem ser estabelecidos objetivos claros e sintéticos, definido o público-alvo e traçadas as metodologias e estratégias de intervenção. É bom salientar que em hipótese nenhuma estas últimas podem ser desenvolvidas  antes das etapas anteriores que servem de base para o projeto.
                A seguir são registrados os resultados esperados e o cronograma, importantíssimo para a organização do trabalho. Depois é só dar seguimento e bom projeto!!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário