Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Video-Aula 7 - Profª Carlota Boto - Educação e Valores

Educação e Ética

A ética surge da relação, do coletivo institucional. Assim é muito importante perceber que ela vai se constituindo  no processo de socialização . A Escola é intermediária entre as relações familiares e a sociedade. Deste modo a criança vai ganhando em autonomia moral na medida em que, na interação,  o aluno encontre modelos adequados. O educador torna-se a grande referência da criança para o convívio social

Isto significa que o “bom Comportamento”, este pensado num contexto sócio-cultural que o justifique, vai se tornando um comportamento escolhido, uma adesão voluntária. Adesão é diferente de obediência e pressupõe um papel ativo por parte da pessoa.

            A escolarização primária  sempre pretendeu mais que ensinar a ler, escrever e contar. Há que se levar em conta o currículo oculto, comportamento sempre foi parte deste currículo. Deste modo deve-se pensar um pouco o tipo de postura que a escola quer desenvolver: passiva, sem autonomia ou crítica, onde o aluno é capaz de fazer boas escolhas?

Para que isso ocorra é muito importante que o modelo seja uma ação sensata, moderada,  exige o estabelecimento de um contrato pedagógico  participativo onde autoridade e liberdade sejam faces de uma mesma moeda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário